A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, acumula uma série gafes, polêmicas e controvérsias por declarações e atitudes desde o início do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
No episódio mais recente, Lula saiu em defesa da mulher na quarta-feira, 14, ao ser questionado sobre declarações da primeira-dama durante um encontro com o líder chinês, Xi Jinping, com críticas ao TikTok.
O presidente confirmou que perguntou a Xi, na noite anterior à entrevista, se poderia enviar ao Brasil uma pessoa de confiança para discutir “questões digitais”, principalmente o TikTok, e se mostrou irritado com o vazamento da conversa sobre a rede social envolvendo a primeira-dama.
Integrantes da comitiva relataram ao G1 que Janja havia protagonizado um momento constrangedor ao pedir a palavra para falar com Xi Jinping sobre o TikTok, que considera ter um algoritmo favorável à direita.
Relembre outras ocasiões em que Janja esteve envolvida em controvérsia:
‘Fuck you, Elon Musk”
No dia 16 de novembro do ano ado, durante uma mesa de debates com o influenciador Felipe Neto, em um evento paralelo ao G-20, a primeira-dama xingou o bilionário Elon Musk.
Ao fim do , ela pediu a palavra para destacar a dificuldade de aprovação de leis para regulamentar plataformas de mídias sociais e reforçou seu impacto em tragédias climáticas por causa da disseminação de informações falsas.
Então, abaixou-se por causa do que parecia ser um ruído no ambiente onde estava. Ela interrompeu o discurso e afirmou: “Acho que é o Elon Musk. Eu não tenho medo de você. Inclusive, fuck you, Elon Musk”.
O bilionário reagiu em seu perfil no X momentos depois, indicando por meio da sigla “lol” que estava dando risadas do ocorrido. Ao comentar outro post na plataforma, Musk afirmou que “eles”, em indicação ao governo atual, vão perder as próximas eleições.
Primeira-dama debocha de morte
No mesmo evento em que xingou Elon Musk, Janja fez referência em tom de deboche sobre a morte de Tiü França na explosão em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), afirmando que o “bestão acabou se matando com fogo de artifício”.
‘Vários não merecem estar aqui’, disse sobre ex-presidentes
A primeira-dama visitou, em novembro do ano ado, a galeria do ex-presidentes no Palácio do Planalto, reaberta após restauração. O local havia sido destruído nos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023. Durante a visita, Janja afirmou que vários ex-chefes do Executivo federal não mereciam ter fotografia no espaço, localizado no piso térreo da sede do governo federal.
“(No poder) do dia 2 ao dia 15. Gente, ele não merece estar aqui. Ah, bom, tem vários que não merecem. Pascoal Ranieri Mazilli, vocês tinham ouvido falar desse presidente";el.parentNode.insertBefore(s,el);})();(function(n,v,g){nov='Navegg';if(!n[nov]){nav=v.createElement('script');nav.src=g;nav.async=true;nbv=document.getElementsByTagName('script')[0];nbv.parentNode.insertBefore(nav,nbv);n[nov]=n[nov]||function(parms){n[nov].q=n[nov].q||[];n[nov].q.push([this,parms])};}}) (window,document,'https://tag.navdmp.com/universal.min.js');window.naveggReady=window.naveggReady||[];window.nvg92573=new Navegg({acc:92573});