Considerado um dos maiores fotógrafos de todos os tempos, Sebastião Salgado morreu nesta sexta-feira, 23, aos a 81 anos. De acordo com “Folha de S.Paulo”, o artista enfrentava complicações de malária contraída em meados de 1990.
+ Morre, aos 81 anos, o fotógrafo Sebastião Salgado
+ Fotos da Revolução dos Cravos exibem os primórdios do estilo de Sebastião Salgado
Ícone da fotografia, alcançou a grandiosidade com projetos sobre restauração ambiental e denúncias sobre o desmatamento progressivo do planeta. Ao lado da esposa, Lélia Wanick, fundou o Instituto Terra, organização que atua como centro de recuperação ambiental.
Pelas redes socias, autoridades como os ministros Margareth Menezes e Fernando Haddad, o vice-presidente Geraldo Alckmin, os deputados Ivan Valante e Guilherme Boulos e a Academia de Belas Artes de Paris lamentaram o falecimento de Salgado e compartilharam mensagens de despedida.
Autoridades lamentam morte de Sebastião Salgado
Com imensa tristeza recebo a notícia da partida de Sebastião Salgado.
Sua lente capturou a alma do mundo, com olhar humano, poético e profundamente transformador.
Meus sentimentos à família, aos amigos e a todos que o iravam. 🖤 pic.twitter.com/w6naGwKMQn
— Margareth Menezes (@MargarethMnzs) May 23, 2025
Eu perdi um amigo. O Brasil perdeu um dos maiores expoentes da fotografia mundial. A morte de Sebastião Salgado deixa uma lacuna irreparável no jornalismo brasileiro.
Descanse em paz, companheiro.
📷 @ricardostuckert pic.twitter.com/wfXgawR4vY— Fernando Haddad (@Haddad_Fernando) May 23, 2025
Le photographe franco-brésilien avait élu membre de l’Académie le 13 avril 2016, au fauteuil précédemment occupé par Lucien Clergue. Un communiqué de presse suivra. pic.twitter.com/dOBfjOgErs
— Académie des beaux-arts (@AcadBeauxarts) May 23, 2025
Recebi com enorme tristeza a notícia da morte do genial fotógrafo brasileiro, Sebastião Salgado. Um fotógrafo que registrou a vida em todas as suas nuances, como nenhum outro. Um artista que esteve ao lado da classe trabalhadora, dos imigrantes, dos refugiados, dos de baixo! Meus… pic.twitter.com/ihO6ek64he
— Ivan Valente (@IvanValente) May 23, 2025
Com suas lentes, Sebastião Salgado nos revelou as belezas e injustiças do mundo, congeladas em seus registros fotográficos. Uma celebração da vida e da natureza e um chamado à ação consciente, em prol de um mundo inclusivo e sustentável. Neste momento de dor, transmito meus… pic.twitter.com/lnGzqwBumi
— Geraldo Alckmin 🇧🇷 (@geraldoalckmin) May 23, 2025
Triste com a partida de Sebastião Salgado, grande defensor dos pobres e marginalizados e um dos maiores fotógrafos do mundo. Seu legado permanece. Meus sentimentos à família e amigos. Que descanse em paz!
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) May 23, 2025
Sebastião Salgado fez de sua arte, a fotografia, um poderoso instrumento de denúncia contra a desigualdade. No Brasil e em todos os lugares do planeta que suas lentes alcançaram, fez o registro das injustiças, mas também mostrou a força dos mais fracos na luta coletiva pela vida…
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) May 23, 2025